São Paulo – A Embraer, fábrica brasileira de aeronaves, vai implantar duas novas unidades industriais na cidade de Évora, em Portugal. Uma delas servirá para fabricar estruturas metálicas usinadas e a outra produzirá conjuntos em materiais compostos. A informação foi divulgada pela companhia aérea no último final de semana.
A escolha por Évora foi feita em função do acesso à mão-de-obra qualificada, infra-estrutura logística e existência de um parque tecnológico voltado à indústria aeronáutica. De acordo com a Embraer, as unidades terão alto grau de automação industrial e processos inovadores. Serão investidos cerca de 148 milhões de euros em seis anos.
O investimento já estava programado no planejamento da empresa, segundo nota da Embraer. “É com muita satisfação que anunciamos novos investimentos da Embraer em Portugal, que representam mais uma importante etapa estratégica de nosso processo de crescimento, internacionalização, aumento de produtividade e competitividade”, disse o diretor-presidente da empresa, Frederico Fleury Curado.
De acordo com Curado, tanto Évora quando Portugal e a União Européia serão beneficiados com as operações. A União Européia, ressaltou o diretor-presidente da companhia, é um dos maiores e mais importantes mercados da Embraer, tanto para compra de equipamentos e insumos quanto para a venda de aeronaves.
A Embraer é líder mundial em jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. A empresa tem sede em São José dos Campos, interior paulista, e tem operações também nos Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura.

