Da redação
São Paulo – A assessoria de imprensa da Embraer informou que o Embraer 190, maior aeronave comercial produzida até o momento pela empresa, fez hoje (12) seu vôo inaugural. O avião, de acordo com a assessoria, decolou às 10h30 da sede da companhia em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e voou durante duas horas e 45 minutos.
Sempre segundo a assessoria, o vôo serviu para fazer uma “série de testes de validação de sistemas” que foram executados “com sucesso”. Isso marcou o início da campanha de testes em vôo da aeronave, que daqui para frente terá continuidade na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, também no interior de São Paulo.
A tripulação do teste inaugural foi composta pelos pilotos de testes Eduardo Menini e Luiz Carlos Rodrigues e pelo engenheiro de ensaios e vôo Fábio Costa.
O Embraer 190 foi lançado oficialmente no dia 9 de fevereiro em uma cerimônia que contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador do estado, Geraldo Alckmin.
O avião tem capacidade para carregar até 108 passageiros e faz parte da nova família de jatos regionais da empresa, mercado este (para aviões de 70 a 110 assentos) que a diretoria da companhia alega ser inexplorado e de grande potencial.
A “certificação de tipo” da aeronave pelas autoridades aeronáuticas do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa está prevista para ocorrer no terceiro trimestre de 2005. Isso vai permitir que ela possa ser operada comercialmente.
A Embraer já recebeu 110 pedidos firmes do 190 e as primeiras entregas serão feitas para a americana Jet Blue Airways logo a pós a certificação. O preço de cada unidade gira em torno de US$ 30 milhões.