São Paulo – A Embraer entregou 69 jatos comerciais e executivos no segundo trimestre de 2010. Entre os compradores da empresa neste período estão a Petro Air, da Líbia, com a aquisição de um jato comercial, e uma companhia da Jordânia, que adquiriu um Legacy 650. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (08), em nota, pela empresa.
Na comparação com 2009, houve um aumento nas entregas de 19 para 40 aviões executivos e uma redução de 35 para 29 jatos comerciais. No final de junho, a carteira de pedidos firmes a serem entregues pela empresa totalizava US$ 15,2 bilhões, uma redução de 5% em relação aos US$ 16 bilhões do trimestre anterior.
Nos meses de abril, maio e junho, a Embraer entregou um E-Jet à companhia Air Moldova, da República da Moldova, e um E-Jet à Regional, da França, a maior operadora destes modelos de aeronaves na Europa. Além disso, a LOT, da Polônia, converteu quatro pedidos firmes de jatos Embraer 175 para aviões Embraer 195, enquanto a alemã Lufthansa converteu três pedidos firmes de Embraer 190 em Embraer 195, mantendo a encomenda de 30 jatos, dos quais 21 já foram entregues até o final do primeiro semestre.
De acordo com o comunicado, durante o segundo trimestre deste ano houve avanço na produção dos jatos Phenom e no desenvolvimento de novos programas. A empresa realizou a primeira entrega do Phenom 300 para um cliente no Brasil.
A Embraer também realizou a entrega do 1.100º Ipanema, único avião no mundo certificado para voar com o combustível etanol. Segundo a nota, o Ipanema foi exibido nas grandes feiras agrícolas do país em 2010 e oferece aos produtores rurais economia, maior rendimento das lavouras e menor impacto ambiental.

