Da redação
São Paulo – A Indústria Aeronáutica Neiva, subsidiária da Embraer, entregou ontem (15) o primeiro avião agrícola Ipanema movido a álcool, durante uma cerimônia realizada em Botucatu, no interior de São Paulo, onde fica a sede da empresa. A aeronave foi também a milésima do modelo Ipanema a ser entregue, antes disponível com motor a gasolina.
De acordo com informações da companhia, o novo avião é o primeiro de série no mundo homologado para voar com motor a álcool. Segundo a empresa, além de ser de três a quatro vezes mais barato do que a gasolina de aviação, o combustível extraído da cana-de-açúcar é também uma fonte mais limpa de energia e capaz de melhorar o desempenho do avião.
"A decisão de desenvolver um avião agrícola movido a álcool baseou-se no fato de o Brasil ser um grande produtor desse tipo de combustível", diz nota divulgada pela Embraer. O etanol é utilizado em larga escala na frota brasileira de automóveis há cerca de 30 anos. Segundo a empresa, o novo motor oferece redução de 20% nos custos operacionais.
Além de lançar o Ipanema com o novo motor, a Neiva está realizando a conversão de motores mais antigos, movidos a gasolina, para o funcionamento com álcool. De acordo com a companhia, isso não só é possível "como desejável". A empresa recebeu até o momento 100 pedidos de conversão e já começou a entregar os kits de transformação.
O Ipanema, utilizado na pulverização de lavouras, foi desenvolvido no final da década de 1960 e começou a ser comercializado no início dos anos 70. No ano passado, foram vendidas 83 unidades do modelo, contra 46 em 2003. Segundo a Embraer, a Neiva tem hoje 80% do mercado nacional de aviação agrícola.

