Alexandre Rocha
Gavião Peixoto – A Embraer entregou há pouco oficialmente a primeira unidade do avião ALX Super Tucano à Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave é um turbo-hélice de treinamento e ataque leve que começou a ser desenvolvida em 1995. Os sistemas eletrônicos do avião, de acordo com a empresa, são semelhantes aos utilizados nos jatos supersônicos. Ao todo, a FAB encomendou 76 unidades do aparelho, que deverão ser entregues nos próximos quatro anos.
"A Embraer se considera o braço industrial e tecnológico da Força Aérea", disse o presidente da empresa, Maurício Botelho. Segundo ele, o avião é ideal para patrulhamento e fronteiras e ataque anti-0guerrilha. Botelho acrescentou que a companhia prevê também grande demanda pelo aparelho no mercado internacional – maior, inclusive, do que os pedidos feitos pela FAB.
Confirmou que a transação com a FAB envolve valores em torno de US$ 460 milhões. A cerimônia de entrega do ALX Super Tucano aconteceu na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, cidade do interior paulista próxima à Araraquara.