São Paulo – A Embraer entregou nesta terça-feira (22) o primeiro de cinco jatos Embraer 175 encomendados pela Oman Air em 2009. A aeronave será utilizada nas rotas da companhia aérea a partir do aeroporto de Mascate, capital de Omã. Esta versão da aeronave tem 71 assentos – 11 na classe executiva e 60 na econômica.
O Embraer 175 pode voar até 4.450 quilômetros sem abastecimento. Segundo nota da companhia brasileira, o diretor presidente da Oman Air, Peter Hill, disse que o avião vai ajudar a empresa a preencher rotas em que seria inviável utilizar aeronaves maiores. Ele destacou que a companhia vai poder expandir seus serviços domésticos para Khasab e outros aeroportos que ainda estão sendo construídos em Omã.
Já para o vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial, Paulo César de Souza e Silva, a venda do Embraer 175 para a Oman Air reafirma a presença da família de aviões E-jet em uma região "com características típicas".
A família de jatos E-170/E-190 é composta por quatro modelos com capacidade entre 70 e 122 passageiros. De acordo com a fabricante, os aviões desta família voam a até 41.000 pés de altitude (12.500 metros) e atingem velocidade máxima de 0.82 Mach (aproximadamente 820 km/h).
Desde que este tipo de avião começou a voar, em 2004, 700 aeronaves já foram entregues. Os pedidos somam 950 aviões. De acordo com a Embraer, das aeronaves que estão em operação, cerca de 50 são de companhias aéreas do Oriente Médio. Oito empresas na região voam com jatos desta família.
O contrato da Embraer com a Oman Air prevê a entrega de cinco modelos Embraer 175 e opções de outras cinco aeronaves. A empresa de Omã adquiriu também um serviço de reposição de peças. Desta forma, a companhia aérea não precisa ter estoque de peças daquele modelo e a Embraer se compromete a entregar o produto tão logo o pedido for feito.

