São Paulo – A Embraer encerrou 2010 com 246 jatos entregues. Deste total, 92 foram entregues no último trimestre do ano, sendo 30 para o mercado de aviação comercial, 61 para o de aviação executiva e um para o setor de defesa. Já a carteira de pedidos firmes a serem entregues fechou o ano em US$ 15,6 bilhões. O valor é 2% maior do que o registrado no final de setembro.
De acordo com nota da empresa, no último ano, o mercado de aviação comercial mostrou forte recuperação e retomou gradativamente seus negócios. Como resultado, a Embraer fechou contratos para a venda de 97 novos jatos.
No setor de defesa, a Embraer anunciou o sexto acordo para a definição de parcerias para o programa KC-390 (cargueiro que também fará missões de reabastecimento). Ainda de acordo com a nota, negociações com o governo argentino podem levar a venda de seis aviões de transporte militar, o que elevaria para 60 o total de aeronaves atualmente em negociação.
A Embraer firmou ainda no terceiro trimestre acordos com Brasil, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca. A empresa também fechou a primeira venda do Super Tucano na região da Ásia Pacífico, após ter vencido uma concorrência para o fornecimento de oito aviões de ataque leve para a força aérea da Indonésia. As entregas destes aviões começarão em 2012.

