São Paulo – A Embraer expôs dois de seus aviões na primeira edição da feira aeronáutica Saudi International Airshow, realizada de terça (12) até esta quinta-feira (14) em Riad, capital da Arábia Saudita. A indústria aeronáutica brasileira apresentou o jato executivo Legacy 500 e a aeronave comercial E190-E2, da nova geração de sua família de jatos regionais da companhia.
O espaço da companhia recebeu a visita do príncipe Sultan Bin Salman Al Saudi, presidente da Agência Espacial Saudita e do Clube de Aviação Saudita, entidade organizadora da mostra.
Sultan é o segundo filho do rei Salman Bin Abdulaziz. Ele foi piloto da Força Aérea Real Saudita e astronauta, tendo participado de missão do ônibus espacial Discovery em 1985.
O embaixador do Brasil em Riad, Marcelo de Della Nina (ao centro, na foto do alto), também visitou a Embraer na feira e conversou com executivos da companhia.
Na área de aviação comercial, a Embraer já vendeu 18 jatos regionais para a Arábia Saudita, 15 para a Saudi Arabian Airlines e três para a Nas Air.
O evento em Riad contou com 265 expositores de diversos países e cerca de 1,5 mil profissionais ligados à aviação. Mais de 80 aeronaves de diferentes tamanhos foram exibidas.
Segundo informações dos organizadores da mostra, 30% dos aviões registrados no Oriente Médio são da Arábia Saudita. A expectativa da Agência Geral de Aviação Civil Saudita é que o tráfego anual de passageiros no país chegue a 100 milhões até 2020.