São Paulo – A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, entregou 96 aviões até junho deste ano. De acordo com informações divulgadas pela empresa, deste total, 56 foram entregues no segundo trimestre deste ano. Entre as aeronaves, 35 são do segmento de aviação comercial, 10 de aviação executiva e duas da área de defesa. Em Abu Dhabi, nos Emirados, a HE Aamer Abdul Jalil Al Fahim, foi entregue um jato executivo Lineage 1000.
Também receberam aeronaves da fábrica brasileira empresas na Áustria, Austrália, Alemanha e Estados Uniods, além da Trip Linhas Aéreas e a Passaredo Linhas Aéreas, companhias de aviação regional do Brasil, e a Força Aérea Brasileira (FAB). Ao final do mês de junho, a carteira de pedidos firmes da empresa estava em US$ 19,8 bilhões.
A companhia brasileira também firmou importantes contratos no segundo trimestre deste ano. Um deles com a KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM, da Holanda, para sete pedidos firmes do jato Embraer 190. Também foi assinado contrato com a Austral Líneas Aéreas, da Argentina, para venda de 20 jatos Embraer 120. Ainda foi vendido um jato executivo Embraer 175 à Fuji Dream Airlines, do grupo japonês Suzuyo.
Ainda na área de defesa, a companhia assinou dois importantes contratos em abril, um com a FAB para desenvolvimento e fabricação de aviões de transporte militar KC-390 e outro para modernização de 12 jatos da Marinha do Brasil, dos quais nove AF-1, monoposto (com lugar para o piloto apenas), e três AF-1A, que é biposto (para duas pessoas).
No trimestre a indústria também chegou a algumas marcas. A frota mundial da plataforma ERJ 145 chegou a mais de 15 milhões de horas de vôo. Também foi entregue a 1.100ª aeronave da mesma família, que foi um jato Legacy 600. Os pedidos firmes em carteira da Embraer estavam em 340 no final de junho e os pedidos firmes apenas estavam em 1.772. A companhia tem sede no interior paulista e é líder em jatos comerciais de até 120 assentos.

