Da redação*
São Paulo – Na mesma semana em que ocorrerá a Semana do Brasil em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Embraer vai participar da feira internacional de aviação Dubai 2003, que acontece na cidade, principal pólo econômico e comercial dos Emirados, de 7 a 11 de dezembro.
Na edição de ontem, o jornal árabe Khaleej Times, maior diário escrito em inglês nos Emirados, publicou matéria sobre a empresa brasileira. O jornal diz que a companhia "está buscando atrair mais compradores no Oriente Médio". "O país, mais conhecido por seu futebol e pelo samba, vem conquistando rapidamente reputação por produzir aeronaves competitivas no mercado mundial", afirma o jornal.
O diário lembra ainda que a Embraer é uma das maiores companhias exportadoras da América Latina e "uma das principais fabricantes de aviões de pequeno porte do mundo, ao lado da Boeing, da Airbus e da Bombardier".
A Embraer vai expor na feira os jatos executivos Legacy, informou Tony Fitzpatrick, vice-presidente regional para o Oriente Médio do Swift Aviation Group, distribuidor exclusivo do Legacy na região. Segundo ele, o modelo "tem potencial para crescer no Oriente Médio, porque se adapta particularmente bem às necessidades da região em termos de conforto e segurança".
Desde dezembro do ano passado, quando obteve certificação, a Embraer vendeu três Legacy para os países árabes: dois para o Kuwait e um para a Arábia Saudita. "E já estamos negociando a venda de outros três aviões para a região", revelou Fitzpatrick.
O jato faz sucesso também em outros mercados, como o indiano. Recentemente, o governo da Índia anunciou a compra de cinco modelos para a Força Aérea local. Além disso, na última terça-feira (18), o modelo foi certificado também pela Rússia e, com isso, a empresa espera iniciar os negócios naquele país.
Argélia e Gulf Air
Não é só no Legacy que a Embraer aposta para ampliar seus negócios no Oriente Médio e no Norte da África. A empresa está participando de uma licitação de aeronaves na Argélia com o Embraer 170, primeiro modelo da nova família de aviões lançada pela companhia em julho de 1999.
Na última semana a agência de notícias árabe Emirates News Agency informou que a empresa aérea Gulf Air, dos Emirados, pretende ampliar sua frota e poderá comprar aeronaves da Embraer.
Procurada, a empresa brasileira ainda não comentou as informações. A Dubai 2003 acontece no Airport Expo Dubai. Até agora, expositores de 35 países confirmaram presença, segundo o Khaleej Times.
A Semana do Brasil (Brazilian Week & Trade Exhibition), que acontece simultaneamente, está marcada para 7 a 9 de dezembro, e coincide com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos países árabes, programada para 3 a 10 de dezembro.
*com agências internacionais