Amã – A Embraer, fabricante brasileira de aviões, planeja instalar um entreposto de peças de reposição no Oriente Médio. A informação foi divulgada esta semana, em entrevista coletiva, pelo vice-presidente da companhia para Europa, África e Oriente Médio, José Luis Molina, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (06) pelo jornal jordaniano The Jordan Times.
De acordo com a publicação, Molina informou que a idéia é atender as empresas que usam jatos da empresa na região, entre elas a Royal Jordanian, a EgyptAir e a Saudi Arabian, além de diferentes clientes proprietários de aviões executivos.
Ainda segundo o jornal, o executivo acrescentou que a Embraer avalia qual o melhor local da região para instalar o entreposto. O anúncio ocorreu às vésperas de uma missão empresarial à Jordânia comandada pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Schahin, que contará com a presença de um representante da fabricante de aeronaves.
A delegação brasileira chega ao país árabe nesta sexta-feira à noite e, na programação, estão encontros com representantes dos setores público e privado, participação numa conferência da Jordan Investment Board (JIB), a agência jordaniana de promoção de investimentos, e uma audiência com o rei Abdullah II.
De acordo com o Jordan Times, atualmente as empresas aéreas do Oriente Médio precisam comprar peças de reposição para seus jatos Embraer armazenadas na França.
Não é a primeira vez que a empresa brasileira anuncia a intenção de ter instalações na região. Em abril do ano passado, conforme noticiou a ANBA, ela divulgou a possibilidade de ter uma unidade de manutenção nos Emirados Árabes Unidos. Em maio de 2007, a companhia informou que estava negociando com a EgyptAir a abertura de um centro de serviços no Egito.

