Alexandre Rocha
São Paulo – A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, vai participar pela terceira vez da Idex, exposição e conferência internacional do setor de defesa, que será realizada entre os dias 12 e 17 deste mês em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A companhia terá um estande de 48 metros quadrados e vai promover o avião Super Tucano e seus sistemas aerotransportados de vigilância batizados de ISR.
O Super Tucano é um turboélice de treinamento e ataque leve que contém sistemas eletrônicos de última geração. A aeronave já está em uso pela Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira unidade foi entregue em dezembro de 2003. Ao todo a FAB encomendou 76 aviões.
Já os sistemas ISR, ou "intelligence, surveillance e reconnaissance" (inteligência, vigilância e reconhecimento), foram inicialmente desenvolvidos, de acordo com a empresa, para o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Os ISR utilizam como base aeronaves baseadas no ERJ 145, jato comercial que tem capacidade para carregar 50 passageiros e é o maior sucesso de vendas da Embraer.
Nas versões militares são três os modelos produzidos: o EMB AEW&C, equipado com radares e antenas para "alerta aéreo antecipado"; o EMB 145 RS/AGS, equipado com sensores e radares para o fornecimento de informações e imagens em tempo real sobre objetivos em terra; e o PP-99, jato projetado para patrulhamento marítimo.
No ano passado, a plataforma da ERJ 145, utilizada nos aviões de vigilância da Embraer, foi selecionada pelo Pentágono para ser utilizada no Aerial Common Sensor (ACS), um sistema de vigilância desenvolvido pelo Exército e pela Marinha dos Estados Unidos. A Embraer participou de um consórcio, liderado pela Lockheed Martin, que saiu vencedor de uma licitação promovida pelo governo norte-americano.
Inicialmente o consórcio vai entregar cinco unidades que serão testadas a partir do próximo ano. O valor inicial do contrato é de US$ 879 milhões, sendo que, se ele for prorrogado, o montante do negócio poderá chegar a US$ 7 bilhões em 20 anos.
A feira
A Idex é organizada a cada dois anos pela General Exhibitions Corporation (Gec), estatal dos Emirados responsável pela promoção de eventos de negócios. Este ano será realizada a sétima edição da feira no Abu Dhabi International Exhibition Centre.
Em 2003, segundo informações da organização, o evento atraiu 35 mil visitantes e 825 empresas expositoras de 45 países.
Antes de ir para os Emirados, a Embraer vai promover seus aviões na Aero India, feira do setor de aviação que será realizada entre os dias 09 e 13 deste mês em Bangalore, na Índia. Lá, além das aeronaves militares, a empresa brasileira vai apresentar seus jatos civis, como o executivo Legacy, a família ERJ 145 e a família Embraer 170/190. Esta última formada por quatro modelos que têm capacidade para carregar entre 70 e 118 passageiros.
Contatos
Embraer
www.embraer.com.br
Idex
www.idex-uae.com/2005/

