Da redação
São Paulo – A Embraer comemorou ontem (27) a entrega das três primeiras unidades do Embraer 175, o segundo jato da família 170/190. Além de marcar a entrada de um novo modelo em operação comercial, o evento, realizado em São José dos Campos, teve gostinho de vitória no terreiro do inimigo. Isto porque o comprador dos aviões é a Air Canada, tão canadense quanto a Bombardier, que é a principal concorrente companhia brasileira.
"O fato da Air Canada estar voando com o 175, mostra que o nosso produto é melhor que o da concorrência", disse o presidente da Embraer, Maurício Botelho. Para ele, o fato da companhia canadense ser o cliente lançador do novo jato é muito importante. "A Air Canada é uma das empresas líderes no mundo e é reconhecida por sua qualidade. Ter os nossos aviões em sua frota é motivo de grande alegria", declarou.
Briga aérea
Desde 1996 a Embraer e a Bombardier vêm travando uma briga de foices pelo mercado de aviões regionais. A companhia brasileira acusa a concorrente de se beneficiar de subsídios supostamente concedidos pelo governo canadense. A empresa canadense já fez acusações semelhantes contra a Embraer.
"A disputa continua a existir por causa dos suportes questionáveis que eles recebem do governo, enquanto nós trabalhamos com a força do mercado", disse Botelho. A contenda foi parar na Organização Mundial do Comércio (OMC) com processos movidos tanto pelo Brasil, como pelo Canadá. Os dois lados conseguiram decisões favoráveis do órgão em determinados pontos e o direito de se retaliar mutuamente. A questão está em suspenso até hoje.
Encomendas
Os três Embraer 175 entregues esta semana fazem parte de um pedido total de 15 aeronaves, que deverá ser integralmente cumprido até o final do ano. Os aviões em questão, de acordo com a empresa, têm uma configuração especial com capacidade para levar 73 passageiros, sendo nove na classe "Executive", mais luxuosa, e 64 na "Hospitality Service", mais popular. O modelo, no entanto, pode ser configurado para receber até 86 assentos.
Além dos 175 jatos, a Air Canada encomendou 45 unidades de Embraer 195, com 93 assentos. As entregas devem começar em novembro deste ano. No total, a família 170/190 tem 412 pedidos firmes.

