Da redação
São Paulo – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai formalizar uma parceria com o Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (CIRAD). Os dois vão implantar o Consórcio Internacional de Biologia Avançada (CIBA).
O consórcio vai gerenciar estudos da Embrapa e do Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea (Agrópolis), com sede em Montpellier (França), e outras instituições. A carta de intenções do CIBA será assinada nesta quarta-feira (26), pelo diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, e o diretor-geral do CIRAD, Gérard Matheron, em Brasília.
Com a parceria fica garantida a continuidade, no médio e longo prazos de pesquisas em biologia avançada aplicada para atender às expectativas dos agricultores do mundo tropical, subtropical e mediterrâneo. O consórcio terá investimentos de US$ 3 milhões. Na prática, com a assinatura deste documento, o CIRAD passará a ser o mediador da parceria entre a Embrapa e o Agrópolis.