São Paulo – Uma delegação de técnicos do Ministério da Agricultura da Palestina irá visitar instalações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a partir do fim de novembro. A chegada da delegação depende de confirmação dos palestinos.
De acordo com a técnica de cooperação internacional da Embrapa em Brasília, Fernanda Nascimento, está prevista visita à unidade Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Em 27 e 28 de novembro, a delegação formada por 13 técnicos segue para a Embrapa Cerrados, em Planaltina, no Distrito Federal. Já nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, eles irão para Sobral, no Ceará, onde conhecerão a Embrapa Caprinos e Ovinos.
Nas duas primeiras unidades, eles vão assistir palestras e receber informações sobre manejo de solo e recuperação de pastagens, entre outras atividades. “Vamos mostrar um sistema com barragem subterrânea de captação de água, pois sabemos que eles vêm de uma região com solo muito seco”, afirma Nascimento.
Já na unidade cearense, as palestras terão como tema a criação e alimentação de cabras, ovelhas e carneiros, e o tipo de grama empregado nos pastos. Ainda de acordo com a técnica, outros temas poderão ser abordados nos encontros conforme a demanda apresentada pela delegação árabe.
Segundo Nascimento, não é comum a Embrapa receber visitas de delegações de países árabes. A maior parte dos representantes de outros países que se reúnem com técnicos e pesquisadores da instituição vem de nações africanas de Língua Portuguesa, como Angola e Moçambique.
A visita dos palestinos é a última etapa de um acordo entre Brasil e Palestina inserido na Coordenação Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CG Fome), um programa do Itamaraty. A visita está prevista desde 2011, mas foi adiada em outras ocasiões. A confirmação dos encontros deverá ser feita até o fim da próxima semana.


