Da redação
São Paulo – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai receber US$ 60 milhões para pesquisa e fortalecimento da sua infra-estrutura. Parte do dinheiro – US$ 33 milhões – virá de um empréstimo do Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao governo brasileiro, que será assinado na segunda-feira (17).
O restante virá do mercado nacional, incluindo governo e Embrapa. O valor será aplicado em cinco anos dentro de projetos do Programa de Inovação Tecnológica e Novas Formas de Gestão na Pesquisa Agropecuária (Agrofuturo). Ele prevê o desenvolvimento em áreas como a de recursos genéticos e naturais, biotecnologia e biossegurança.
Também na próxima semana, a Embrapa promove o Workshop Internacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Tropical (IWTAD) juntamente com o Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR). Ele ocorre de segunda-feira (17) a quarta-feira (19), no Quality Hotel & Suites Lakeside.
Serão abordados temas como o desenvolvimento da agricultura no cerrado brasileiro, manejo sustentável de água, solos e florestas, a produção de frutas e hortaliças, o setor de bovinos, aves e suínos, as mudanças climáticas e o manejo de pragas.

