Da redação
São Paulo – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai levar adiante dois novos projetos relacionados à sanidade animal. Apesar de o Brasil não registrar a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), o mal da vaca louca, e nem a gripe aviária, as duas doenças serão objetos de estudo para que o problema não apareça no país no futuro.
Serão destinados R$ 3 milhões para os dois projetos, bancados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Instituto Agronômico de Ultramar (IAO) do Ministério das Relações Exteriores da Itália e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Os projetos terão a duração de três anos e serão conduzidos em parcerias com instituições de pesquisa e universidades brasileiras.
A idéia é formar uma rede de pesquisadores capaz de traçar planos para evitar perdas no setor de exportação de carnes. O setor de carne bovina deu ao Brasil, em 2003, a primeira colocação no ranking mundial. As informações são da assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

