São Paulo – O Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) quer atrair voos fretados de outros países para o Brasil. Para isso, lançou nesta quarta-feira (1º) o programa Voo Direto pelo qual irá distribuir R$ 8 milhões para as secretarias estaduais das 27 unidades da federação desenvolverem projetos de promoção de destinos.
De acordo com o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, o objetivo do projeto é atrair novos turistas estrangeiros para todos os aeroportos internacionais. "Queremos viabilizar a promoção dos voos fretados e diversificar a origem e o destino deles dentro do Brasil. Queremos potencializar os aeroportos internacionais [do País] com mercados que ainda não voam para cá em voos sem conexão", disse.
Ainda segundo Pedroso, este projeto não pretende "desafogar" ou descentralizar aeroportos já saturados pelo volume de passageiros, como Cumbica, em São Paulo. "Não queremos mexer com a demanda atual. Queremos trazer voos novos", disse.
Cada estado interessado em receber viajantes estrangeiros deverá apresentar para a Embratur um projeto de atração de visitantes. Esse projeto poderá ser uma campanha publicitária, a promoção de eventos no local de origem dos passageiros, caravanas de agentes de viagens ou de jornalistas para conhecer o destino que se deseja promover. Os projetos aprovados receberão o dinheiro de acordo com sua necessidade. Os R$ 8 milhões destinam-se a todos os projetos previstos pelo programa Voo Direto.
O edital para participar do programa será aberto em 13 de fevereiro. Os estados que querem participar deverão apresentar suas propostas até 12 de março. A avaliação dos programas apresentados e sua aprovação serão concluídas até 2 de abril. Em maio, os projetos já deverão ser executados, pois, segundo Pedroso, a Embratur quer aproveitar o começo do verão no hemisfério norte e atrair turistas que virão ao país a lazer e não para fazer negócios.
A Embratur também pretende utilizar o programa Voo Direto com parte do "preparo" do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. "No longo prazo queremos mostrar novos locais. Entendemos que temos de fortalecer o conhecimento dos estrangeiros em relação ao Brasil. Chamamos os estados para serem nossos aliados", afirma Pedroso.

