São Paulo – O xeque Khalifa Bin Zayed Bin Sultan Al-Nahyan, emir de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes Unidos, foi confirmado como proprietário do maior iate do mundo, o Azzam, de 180 metros de comprimento, segundo o site norte-americano Huffington Post. A embarcação foi desenhada pela Nauta Yachts e construída pelo estaleiro Lürssen, em Bremen, Alemanha. Para o estaleiro a embarcação é o "iate mais complexo e desafiador já construído”.
Segundo o jornal australiano The Australian, o Azzam tem velocidade máxima de 31 nós, movido a duas turbinas a gás e dois motores a diesel que fornecem 94 mil hp. O iate é o terceiro mais rápido do mundo. O jornal acrescenta que seu custo estimado de construção foi de US$ 400 milhões a US$ 600 milhões. A operação do iate requer uma equipe de 50 pessoas, de acordo com o jornal britânico Daily Mail. Ele em cerca de 50 suítes, mas nenhuma grande área aberta no convés.
Em entrevista ao jornal britânico, Peter Seyfferth, da empresa The Yacht Photo, especializada em fotografias de embarcações para estaleiros e empresas do setor, disse que nunca viu um iate árabe com grandes salões de festas e piscinas exteriores, como aquelas nos iates dos empresários russos. “Esta embarcação provavelmente não deixará o cais frequentemente. É mais uma questão de prestígio: ter o maior iate do mundo”, declarou Seyfferth.
De acordo com o Daily Mail, dos 100 maiores iates do mundo, 31 pertencem a empresários do Oriente Médio, 19 pertencem aos russos e 17 são de empresários americanos.
*Tradução de Mark Ament


