São Paulo – O emir do Catar, Hamad Bin Khalifa Al Thani, vai passar o comando do país ao seu filho, o príncipe-herdeiro Tamim Bin Hamad Al Thani, segundo informou nesta segunda-feira (24) a rede de TV Al Jazeera, que pertence ao governo catariano. A decisão foi anunciada pelo emir durante uma reunião com membros da família real e personalidades nacionais, de acordo com a emissora.
O emir de 61 anos assumiu o poder em 1995, quando seu pai, então governante, estava em viagem ao exterior. Desde então, o pequeno país do Golfo passou por uma transformação radical impulsionada pelas receitas das exportações de gás natural e por uma política de busca de protagonismo regional.
Hoje o Catar tem a maior renda per capita do mundo e o governo local tem procurado agir como mediador de conflitos regionais, nem sempre com sucesso. Outros destaques da gestão de Hamad são o relançamento da Qatar Airways, considerada a segunda melhor companhia aérea do mundo, segundo o ranking Skytrax, e a criação da Al Jazeera, que transformou o jornalismo no mundo árabe.
O príncipe-herdeiro, Tamim, tem 33 anos e é o quarto filho de Hamad, o segundo com Mozah Bint Nasser, mulher do emir que tem se destacado no cenário internacional, principalmente nas áreas de cultura e educação, além de ser reconhecida por sua beleza e elegância.
De acordo com a Al Jazeera, Hamad deverá fazer um pronunciamento à nação nesta terça-feira (25).


