Emirates News Agency*
Ras Al Khaimah – O governo do emirado de Ras Al Khaimah assinou um memorando de entendimento com o governo do estado indiano de Andhra Pradesh para construir uma usina com capacidade de produção de um milhão de toneladas de alumina por ano e 250 mil toneladas de alumínio em Andhra Pradesh, na Índia.
O Departamento de Investimento de Ras Al Khaimah (Rakia) vai montar uma empresa na Índia para construir a fábrica, cuja capacidade poderá ser dobrada no futuro. A bauxita usada para a produção da alumina e alumínio será extraída em Andhra Pradesh. Com a nova empreitada, a Rakia pretende crescer no mercado internacional.
O acordo é também muito importante para o desenvolvimento industrial de Andhra Pradesh, onde há reservas de aproximadamente 550 milhões de toneladas de bauxita para uso industrial nos distritos de Vishakapatanam e East Godavari. A Empresa de Desenvolvimento Mineral de Andhra Pradesh (APMDC) vai fornecer a bauxita para uso na fábrica.
A planta terá sua própria usina de geração energética e as obras de construção do complexo devem começar em seis meses. A fábrica deve começar a produzir em três anos, segundo o CEO da Rakia, Khater Massaad, "A moderna fábrica de alumínio em Andhra Pradesh vai incorporar a tecnologia mais moderna e eficiente em termos de consumo de energia", declarou Massaad.
O emirado de Ras Al Khaimah tem experiência industrial e manufatureira e lá estão grandes conglomerados como a RAK Ceramics, do setor de cerâmicas, e a farmacêutica Gulf Pharmaceutical Industries (Julphar). O emirado também é o principal produtor de cimento nos Emirados, com capacidade anual de produção de oito milhões de toneladas ao ano.
*Tradução de Mark Ament

