Emirates News Agency*
Ras Al Khaimah (Emirados Árabes Unidos) – O emirado de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, espera receber investimentos de US$ 15 bilhões em diversos setores nos próximos cinco anos. As informações foram divulgadas pela Agência de Investimentos (Rakia) e pelo Departamento de Comunicação e Mídia do governo local.
A Rakia já atraiu 800 empresas para o emirado, entre elas algumas da lista das 500 maiores do mundo organizada pela revista norte-americana Fortune, especializada em economia e negócios. Estas companhias investiram no emirado um total de US$ 2 bilhões nos últimos 24 meses, de acordo com o príncipe-herdeiro de Ras Al Khaimah, Saud bin Saqr Al Qasimi.
Segundo Al Qasimi, o emirado está implantando um novo regime administrativo para fortalecer os negócios, removendo impedimentos burocráticos e aplicando recursos na infra-estrutura local para maximizar o retorno dos investimentos. O governo pretende desenvolver todos os setores de sua economia e quer ser um dos pólos preferidos na região.
Segundo o CEO da Rakia, Kharter Massaad, o emirado apresenta boas oportunidades de investimentos nos setores imobiliário, turístico, de geração de energia elétrica, de infra-estrutura e também na indústria.
Como exemplo, ele citou a RAK Ceramics, do setor de cerâmicas. "A empresa apresentou retorno de 230 vezes o que investiu no emirado nos últimos 12 anos e agora é uma das maiores fabricantes de cerâmica do mundo. Isso demonstra o grande potencial oferecido pelo emirado", declarou Massaad.
Já no setor turístico, segundo Massaad, o emirado apresentou crescimento de 40% no número de turistas que recebe nos últimos anos. Para suprir esta demanda, estão em construção em Ras Al Khaimah 25 novos hotéis que acrescentarão 12 mil novos quartos nos próximos cinco anos.
Estes dados foram apresentados em um encontro com uma delegação de empresários belgas, chefiada pelo ex-primeiro ministro do país, Jean-Luc Dehaene. Segundo o gerente geral da Rakia, Raman Iyer, o emirado está interessado em tirar proveito da experiência belga no setor energético e também na indústria de ouro e diamantes, nas quais podem ser criadas parcerias.
Ras Al Khaimah
O Emirado de Ras Al Khaimah, segundo informa a consultoria britânica Oxford Business Group, é o quarto maior emirado dos Emirados Árabes Unidos, que inclui também Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Fujairah, Ajman e Umm Al Qaiuan.
Ras Al Khaimah tem atualmente população de 250 mil habitantes e cobre uma área de 1,7 mil quilômetros quadrados, ou 2% da área total do país. O emirado tem 40 quilômetros de costa e seu ponto mais alto tem 1,9 mil metros. O emirado tem reservas de aproximadamente 33,6 milhões de metros cúbicos de gás natural. Já suas reservas petrolíferas estão estimadas em 400 milhões de barris, ou 0,4% das reservas do país.
*Tradução de Mark Ament

