São Paulo – A Autoridade Federal para Identidade e Cidadania dos Emirados Árabes Unidos anunciou que vai implementar no próximo domingo, dia 21 de outubro, parte das reformas programadas para o sistema de vistos do país.
Entrarão em vigor três medidas, entre as que foram aprovadas pelo Gabinete do governo no mês de junho. Uma delas é a extensão do período de residência por dois anos para estudantes bancados financeiramente pelos pais após o término do ensino médio ou do curso universitário no país.
Também entrará em vigor a prorrogação do visto de residência para viúvas e mulheres divorciadas e seus filhos pelo período de um ano. Neste caso, mulheres e filhos receberão visto para ficar por mais um ano no país após o falecimento do marido ou a separação, quando a permissão de residência no país se dava em função dele.
Outra medida é a concessão de novo visto de 30 dias a visitantes em turismo após a expiração da permissão, sem que tenham que sair dos Emirados.
“Queremos garantir que todos, visitantes e residentes, permaneçam seguros e confortavelmente nos Emirados Árabes Unidos”, disse diretor-geral interino de Assuntos Estrangeiros e Portos da Autoridade Federal para Identidade e Cidadania, Saeed Rakan Al Rashidi, segundo notícia publicada no site Khaleej Times.
Desde junho, os brasileiros podem viajar sem visto para os Emirados a turismo, trânsito ou negócios em função de um acordo assinado entre os governos dos dois países. A isenção vale pelo período de noventa dias, mas, segundo informações do Consulado Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, é possível renovar a permanência.
A isenção de visto para os brasileiros entrarem nos Emirados Árabes Unidos não se aplica a viagens de estudo ou de trabalho. Para elas, é preciso concessão específica.