São Paulo – O governo dos Emirados Árabes Unidos adotou o sistema métrico com sistema oficial do país a partir desta sexta feira (11 de novembro de 2011), segundo informa o jornal The National, de Abu Dhabi. Milhas, jardas, pés e polegadas saem de cena e são substituídas por quilômetros, metros e centímetros. A decisão foi tomada para reduzir confusões geradas para consumidores e para o setor empresarial.
O Departamento de Padronização e Metrologia dos Emirados (Esma, na sigla em inglês) estuda a mudança para o chamado Sistema Internacional de Unidades (SI) há anos. "Trabalhamos muito para trazer este sistema ao país", declarou o diretor de metrologia da Esma, Mohammad Ahmad Al Mulla, ao jornal. "Há tempos discutimos com o departamento de vias terrestres o uso do sistema métrico e os postos de gasolina do país já transformaram suas bombas do sistema de galões para o sistema de litros [em Janeiro deste ano]", ressaltou.
A mudança desta sexta feira refere-se apenas à conversão de pés para metros, explicou Al Mulla. Segundo Mulla, a Esma vai pedir que o fornecimento de água deixe de ser calculado em galões e passe a litros, uma mudança que será feita no início de 2012.
"Muitas organizações já adotaram o sistema internacional", explicou ele. "Há algum tempo os supermercados já vendem produtos em quilogramas. Pode demorar algum tempo para as pessoas se acostumarem", explicou ele.
Os sistemas
As principais medidas SI são o metro (m) para medição de comprimento, quilograma (kg) para massa e segundo para a medição do tempo. Alguns países, como os Estados Unidos, adotam oficialmente o sistema Avoirdupois (também conhecido como sistema imperial). No sistema Avoirdupois, as principais medidas são a polegada (que equivale a 2,54 centímetros), o pé (12 polegadas ou 30,48 centímetros) e a milha (equivalente a 5280 pés ou 1760 jardas. Uma milha equivale a 1,6 quilômetro). A medida de peso no sistema Avoirdupois é a libra (que equivale a 453,6 gramas).
*Tradução de Mark Ament

