São Paulo – Os três principais aeroportos dos Emirados Árabes Unidos deverão encerrar 2012 com um volume recorde de passageiros: 80 milhões, segundo as previsões de um relatório divulgado na quinta-feira (22) pela consultoria especializada em aviação Centre of Aviation (Capa), que tem sede em Sydney, na Austrália.
De acordo com o levantamento, os aeroportos de Dubai, Abu Dhabi e Sharjah, os três principais dos Emirados, receberam 59 milhões de passageiros até setembro deste ano. As projeções mais moderadas dos aeroportos indicam que eles irão receber 77,5 milhões de turistas em 2012. "Se a taxa de crescimento (registrada no ano) se mantiver no último trimestre, o tráfego combinado poderá alcançar 80 milhões de passageiros", afirmou o levantamento.
Se essa previsão for confirmada, esses três aeroportos terão recebido em 2012, quatro vezes mais passageiros do que em 2002 e o dobro do registrado em 2006. Segundo o estudo, o fluxo de pessoas e de aeronaves tem crescido nestes aeroportos porque as empresas aéreas da região estão crescendo e porque o mercado local aquecido atrai as companhias estrangeiras.
Mesmo com o crescimento dos aeroportos dos Emirados, Londres continua a ser o principal centro de distribuição de passageiros do mundo. Pelos aeroportos Heathrow, Gatwick, Luton, Stansted e London City passaram 133 milhões de passageiros em 2011. Nova York recebeu 105,5 milhões de passageiros no ano passado, com um crescimento de 1,5% desde 2009.
Dubai, o maior
Segundo o estudo, o aeroporto de Dubai é o que recebe mais passageiros entre os principais dos Emirados e poderá ser o maior do mundo. Até setembro, 42,6 milhões de passageiros passaram por seus terminais, um crescimento de 13,4% em relação ao mesmo período de 2011. O Capa prevê que o aeroporto de Dubai está no caminho para atingir a meta de encerrar o ano tendo recebido 56,5 milhões de passageiros, mas que esse número se aproxima do “desconfortável” patamar de 60 milhões de passageiros por ano, o limite deste aeroporto.
A capacidade, porém, deverá aumentar no começo de 2013 com a abertura de um espaço dedicado aos voos da Emirates. A empresa está construindo uma ala de embarque e desembarque apenas para receber a frota de aviões do Airbus A380, aeronave que pode transportar mais de 400 passageiros.
Embora o aeroporto de Dubai seja o mais movimentado, o terminal de Abu Dhabi tem crescido rapidamente. Neste ano 10,9 milhões de pessoas já passaram pelo aeroporto, o que o levou a receber, pela primeira vez, mais de um milhão de passageiros por mês.
A consultoria prevê que este aeroporto deverá registrar um crescimento maior em 2013 porque a empresa aérea de Abu Dhabi, a Etihad Airways, já anunciou que vai ampliar sua malha aérea em 2013 e voar para destinos como Addis Abeba, São Paulo, Ho Chi Min e Washington. Já o aeroporto de Sharjah se aproxima do seu limite porque tem recebido grande volume de passageiros do sudeste asiático, especialmente da Índia.

