São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos anunciaram um plano para zerar as emissões líquidas de gases responsáveis pelo efeito estufa. A meta é atingir as emissões líquidas zero até 2050, sendo a primeira nação do Oriente Médio e do Norte da África (Mena) a alcançá-las. A chamada Iniciativa Estratégica dos Emirados Árabes Unidos foi anunciada nesta quinta-feira (07), segundo publicação da agência de notícias oficial dos Emirados, a WAM.
A comunicação foi feita na Expo 2020 Dubai com a presença do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed bin Zayed Al Nahyan. “Ao atingir a neutralidade climática nos Emirados Árabes Unidos até 2050, nosso objetivo é desenvolver uma abordagem que impulsione o crescimento econômico sustentável e seja um exemplo de trabalho conjunto para alcançar um futuro melhor para a humanidade”, declarou Al Nahyan.
O anúncio ocorreu na conclusão de um programa Acelerador Governamental para a Ambição Climática e Desenvolvimento Econômico, que adotou uma abordagem holística para desenvolver a estrutura do caminho dos Emirados Árabes Unidos para o net zero, alavancando estratégias para o crescimento econômico verde e a criação de empregos. A iniciativa envolveu o trabalho dos ministérios e entidades do setor privado em equipes intersetoriais com foco na elaboração e implementação de suas políticas.