São Paulo – O governo dos Emirados Árabes Unidos aprovou nesta semana uma estratégia para desenvolver sua economia digital. O objetivo é aumentar a participação do segmento no Produto Interno Bruto (PIB) do país dos atuais 9,7% para 19,4%em dez anos. Os Emirados querem melhorar sua posição como um centro de economia digital regional e global, segundo notícia do site Arab News.
O programa estratégico do país inclui mais de 30 iniciativas e projetos direcionados a seis setores e a cinco novas áreas. Foi estabelecido também um Conselho de Economia Digital, que será presidido pelo atual ministro de estado de Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicações de Trabalho Remoto, Omar bin Sultan Al-Olama.
Desde que surgiu a pandemia de covid-19, o país já tem apresentado várias iniciativas na área. A estratégia deve reforçar essas atividades. Segundo informações divulgadas pelo Dubai Media Office, os Emirados Árabes Unidos estão em um grupo de 25% dos países do mundo que mais se destacam na contribuição da economia digital para o PIB. Se o percentual geral é de 9,7% no país, quando avaliada apenas a economia não petrolífera, a participação vai para 11,7%.