São Paulo – O vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, anunciou no sábado (10) a contratação da primeira mulher astronauta árabe, Noura Al Matrooshi. Ela foi selecionada junto com Mohammed Al Mulla entre mais de quatro mil candidatos. Os novos astronautas receberão um treinamento na Nasa, nos Estados Unidos, para futuras missões de exploração espacial.
Tanto Al Matrooshi quanto Al Mulla ingressam no Programa de Astronautas dos Emirados Árabes Unidos com quatro astronautas no total, incluindo Hazzaa Al Mansoori e Sultan Al Neyadi, previamente recrutados.
Al Matrooshi se torna a primeira mulher não apenas nos Emirados Árabes, mas em todo o mundo árabe a se tornar uma astronauta. Após obter seu diploma de bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade dos Emirados Árabes Unidos em 2015, ela acumulou vasta experiência na área. Al Matrooshi também já representou os Emirados Árabes na Conferência da Juventude das Nações Unidas no verão de 2018 e no inverno de 2019.
O recrutamento dos dois novos astronautas ocorre depois que os Emirados Árabes fizeram história em fevereiro, tornando-se a primeira missão liderada por árabes a alcançar a órbita de Marte.
*Com informações da agência de notícias estatal WAM e do site Emirates Woman.