Emirates News Agency*
Dubai – Os Emirados Árabes Unidos e o Catar assinaram na semana passada um acordo para a criação de uma joint-venture para executar investimentos internacionais. A empresa terá capital de 3,7 bilhões de dirhans (US$ 1 bilhão). Segundo Hussein Al Abdullah, diretor do Departamento de Investimentos do governo do Catar, a nova empresa terá foco inicial em empresas no Oriente Médio e Norte da África.
Segundo Abdullah, ambos os países criarão um comitê conjunto para analisar as possibilidades de investimento através de estudos, para garantir o sucesso das empreitadas e alcançar os resultados financeiros desejados.
O Catar é um país localizado na costa leste da Península Arábica. O seu território abrange várias ilhas, as mais importantes são: Hawar, Halul e Al Ashat. O país é membro do Conselho de Cooperação do Golfo, da Organização Mundial de Comércio e da Liga dos Estados Árabes e sua economia é baseada no petróleo, que corresponde a 80% das exportações e 30% do PIB do país, segundo informa o site da página de internet da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Os Emirados Árabes são uma federação composta por sete emirados. Os dois principais emirados são Dubai e Abu Dhabi. O primeiro é o maior centro comercial do país, enquanto a capital Abu Dhabi concentra a produção de petróleo. O país detém as terceiras maiores reservas petrolíferas do mundo, possuindo 9,6% das reservas mundiais. Detém também a quarta maior reserva de gás natural do mundo.
*Tradução de Mark Ament, com informações da redação da ANBA

