Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes) – Os Emirados Árabes Unidos e Omã assinaram hoje um acordo para a construção de um gasoduto que regule a transmissão de gás natural entre os países – a ser operado pela Dolphin Energy Limited.
Este é o primeiro acordo de transmissão de gás assinado entre nações do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, sigla em inglês), e ele fortalece as relações entre ambos os países, de acordo com nota publicada pela Dolphin Energy.
O acordo foi assinado pelo xeque Hamdan bin Zayed Al Nahyan, vice-primeiro-ministro dos Emirados Árabes, ministro das Relações Exteriores do país e presidente da Dolphin Energy Limited, e por Maqbool bin Ali Sultan, ministro do Comércio e Indústria de Omã e presidente da empresa petrolífera Oman Oil Company.
Em janeiro de 2004, a Dolphin Energy começou a utilizar 135 milhões de metros cúbicos de gás de Omã por dia na empresa de energia elétrica e água Union Water & Electricity Company (UWEC) em Fujairah.
Gás é a principal fonte de energia na usina elétrica de 656 MW da UWEC, e de sua planta de dessalinização de água que processa cerca de 450,000 metros cúbicos por dia. Para suprir as necessidades da UWEC, a Dolphin construirá um gasoduto de 24 polegadas de 182 quilômetros cruzando o deserto e as regiões montanhosas em Omã e nos Emirados.
Este gasoduto é ligado a um gasoduto em Omã. O gás fornecido por Omã será eventualmente substituído por gás produzido pela Dolphin no Catar – e o mesmo gasoduto poderá futuramente ser usado para fornecer gás do Catar para Omã.
O acordo de hoje cria uma Comissão que analisará a implementação do documento, e também estabelecerá mecanismos necessários para a supervisionar a construção e operação da Dolphin Energy.
O gasoduto da Dolphin trará benefícios para a UWEC, e também para os Emirados. A UWEC fornecerá água para os emirados no norte do país, e também fornecerá 500 MW de energia elétrica para a Autoridade Federal da Eletricidade e Água (FEWA).

