Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Após gerar o primeiro filhote de camelo de proveta, em fevereiro deste ano, o Centro de Pesquisas Al Hejen, de Abu Dhabi, embarca em um projeto pioneiro. A instituição pretende fazer, nos próximos dois anos, o primeiro clone de camelo do mundo nos Emirados Árabes Unidos. Ele será criado no país.
Pesquisadores do centro começaram a trabalhar com fertilização in vitro (FIV) há quatro anos e já produziram cinco filhotes de camelo de proveta saudáveis. A equipe, de renome mundial, é liderada pelo cientista Abdelhak Anouassi. O sucesso no trabalho com a fertilização in vitro dos camelos foi essencial para a decisão de fazer a clonagem.
"A fertilização in vitro é um passo essencial para a clonagem. Caso não se consiga sucesso em FIV, não é possível clonar. Já alcançamos aproximadamente 25% de sucesso em nascimentos a partir de óvulos in vitro, o suficiente para avançar para a clonagem", diz Hadj Khatir, um dos cientistas que trabalha no projeto.
De acordo com uma matéria do jornal árabe Emirates Today, na clonagem será utilizada a mesma técnica que há oito anos serviu para criar o primeiro animal clonado do mundo, a ovelha Dolly: transferência nuclear de células somáticas.
Peritos do centro iniciarão as pesquisas preliminares no mês que vem, mas a clonagem não deve começar até o início do próximo ano. Caso tudo dê certo, espera-se que o primeiro camelo clonado nasça em dois anos. "Não saberemos se a clonagem foi um sucesso até nascer um filhote saudável," afirma Anouassi.
Quando estiver aperfeiçoada, os cientistas esperam que a técnica possa ser usada para criar camelos de corrida campeões no Golfo. O centro já oferece a criadores a opção de levar fêmeas para que elas sejam artificialmente inseminadas com sêmen de machos premiados.
Além de FIV e inseminação artificial, o centro também executa transferência de embriões, uma técnica através da qual o ovo é fertilizado in vitro e depois de alguns dias, quando já está em desenvolvimento, é transferido para o útero da camela.
Há sete anos, outra instituição de pesquisa dos Emirados, o Centro de Reprodução do Camelo, de Dubai, usou inseminação artificial para criar um filhote cujos pais eram uma lhama e um camelo.
*Tradução de Mark Ament

