Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – Domenico Pedata, embaixador italiano nos Emirados Arabes Unidos, disse que o mercado dos Emirados é a porta de entrada para produtos italianos exportados ao Oriente Médio.
As exportações da Itália para a região chegaram a 1,837 bilhão de euros, com leve queda de 3,4% em relação aos dados de 2001. "Isso prova que a recuperação econômica dos Emirados ainda não parou", disse Pedata em uma entrevista à revista Oil and Industry News, do Ministério de Petróleo e Minerais dos Emirados.
US$ 5 bilhões em projetos
Para o embaixador, os Emirados se transformaram em um país desenvolvido em poucos anos, dando um exemplo a ser seguido regionalmente. Pedata também disse que os Emirados e a Itália poderiam estabelecer "grande cooperação econômica", já que empresas italianas estão ligadas a grandes projetos de eletricidade, água, refino de petróleo e instalações públicas na região.
Pedata acrescentou que, desde meados da década de 1970, as relações bilaterais "têm andado bastante" e companhias italianas implantaram projetos no valor de cerca de US$ 5 bilhões nos Emirados.
Segundo o diplomata, há cerca de 1.550 italianos vivendo nos Emirados, a maior parte trabalhando em projetos executados por empresas italianas. O diplomata também mencionou que 32,5 mil turistas italianos haviam visitado os Emirados no ano passado, frente aos 31 mil de 2001.
O embaixador também comentou o fato de que a produção de petróleo da Itália superou 4 milhões de toneladas em 2002, ou seja, 5% a mais do que o consumo nacional.