Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – A população dos Emirados Árabes Unidos é, entre os países do GCC, a que mais usa cartões de crédito. É no país que está a maior média em valores de transações e o maior número de transações por mês, segundo o estudo Estilo de Vida do Consumidor feito pela MasterCard International.
Nos Emirados, 36% dos gastos em cartão de crédito ficam entre US$ 30 e US$ 300, enquanto quase 60% das operações envolvem compras acima de US$ 300, segundo matéria no jornal árabe Khaleej Times.
Em comparação, na Arábia Saudita cerca de 56% dos gastos com cartão de crédito se situam entre US$ 30 e US$ 300 e 26% são menores do que US$ 30. Já no Kuwait, os valores se aproximam dos Emirados: quase 60% das transações estão acima de US$ 300.
Com relação à freqüência do uso de cartões, os Emirados também estão no topo da lista entre os países do GCC, com 31% daqueles que têm cartão fazendo compras mais de dez vezes ao mês, 32% entre três a cinco vezes e 19% entre seis e dez vezes.
Bem diferente do que ocorre nos Emirados, na Arábia Saudita mais de 80% das pessoas que usam cartões de crédito fazem compras com ele menos de três vezes ao mês. No caso do Kuwait, cerca de 65% das pessoas usam seus cartões menos de cinco vezes por mês, enquanto somente 13% usam seus cartões mais de dez vezes no mês.
O estudo mostra que cerca de 60% dos usuários de cartão de crédito nos Emirados preferem o uso de cartões ao de dinheiro devido à sua conveniência.
Usuários sauditas afirmam que cartões de crédito são largamente aceitos e bastante úteis para casos de necessidade de pequeno crédito. Em contraste, apenas 14% dos usuários dos Emirados consideram cartões instrumentos de crédito.
No Kuwait, a segurança e boa aceitação também foram citados na pesquisa como principais atrativos para o uso de cartões. Ao comentar o crescimento do uso de cartões de crédito nos Emirados, o vice-presidente e gerente geral da MasterCard International para o Oriente Médio e norte de África, Denzil Lawson, declarou que "os Emirados estão emergindo rapidamente como um mercado maduro para cartões de crédito".

