Abu Dhabi – Os Emirados Árabes Unidos decidiram aumentar o imposto de importação sobre vergalhões e fio-máquina de 5% para 10%. A medida está em vigor desde 1º de janeiro, segundo informações da Emirates News Agency (WAM).
O presidente da Autoridade Alfandegária Federal do país (FCA, na sigla em inglês), Saeed Matar Al Neyadi, disse, de acordo com a agência, que se trata de uma medida antidumping destinada a proteger a siderurgia local, e que segue orientação do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) de aumentar o imposto em toda a região. O GCC é formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados, Kuwait e Omã.
“A aumento será mantido por um ano e depois vai ser avaliado pelo Ministério da Economia, que irá levar sua conclusão para o Gabinete para análise e palavra final”, disse Neyadi, segundo a WAM.
Nem a agência, nem nota divulgada pela FCA em seu site, informam quais países estão praticando dumping, que consiste na prática de vender um produto mais barato no exterior do que o preço cobrado no mercado doméstico do país onde ele é produzido.
O Brasil não exportou estes produtos aos Emirados no ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, apesar de ser grande produtor e exportador destes itens.