São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos conseguiram alcançar marcos estratégicos na sua ambição espacial, segundo notícia publicada nesta segunda-feira (29) na agência de notícias oficial do país, a Emirates News Agency (WAM). Ao longo de 2025, o país árabe expandiu sua infraestrutura orbital e parcerias internacionais, acelerando capacidades de observação lunar e terrestre.
A notícia da WAM cita como fatos da expansão a implantação do Thuraya-4, satélite de comunicações móveis de nova geração da operadora Thuraya, que integra o grupo Yahsat, dos Emirados, e do MBZ-SAT, satélite de observação da Terra desenvolvido pelo Centro Espacial Mohammed bin Rashid (MBRSC).
Outras implantações, como dos nanossatélites Al Ain Sat-1 e HCT-SAT1 e do conjunto de satélites Constelação Foresight, são citados como conquistas do país na área em 2025. O lançamento do Etihad-SAT e da missão PHI-1, essa última no âmbio da Iniciativa de Hospedagem de Carga Útil das Nações Unidas (ONU) para Assuntos do Espaço Exterior, também ocorreram neste ano. Foram tomadas ainda outras iniciativas, como acordo que abre caminho para que primeiro astronauta emiradense chegue até a lua.
De acordo com a WAM, esses projetos, juntamente com a pesquisa atmosférica em andamento da sonda Hope em Marte, reforçam a trajetória dos Emirados Árabes Unidos como um ator principal na exploração espacial global. A Hope é uma sonda orbital de Marte, lançada para estudar a atmosfera marciana.
Leia também:
Emirados: novo hub estratégico para investimentos


