Abu Dhabi – O Escritório para Segurança Alimentar Futura dos Emirados Árabes Unidos e a holding Masdar (Companhia de Energia do Futuro de Abu Dhabi) anunciaram nesta segunda-feira (30) uma parceria estratégica com o objetivo de ampliar a segurança alimentar do país, segundo informações publicadas pela Emirates News Agency (WAM).
A segurança alimentar é uma das grandes preocupações dos países árabes, especialmente os do Golfo. Como têm clima extremamente árido, estas nações são bastante deficitárias na produção de alimentos e dependem em grande parte das importações, ficando sujeitas às oscilações de estoques e preços internacionais.
Segundo a WAM, as duas instituições vão desenvolver iniciativas conjuntas para ampliar as capacidades do país no que diz respeito à segurança alimentar.
A holding Masdar atua nas áreas de energias alternativas e sustentabilidade e, de acordo com a ministra de Estado para Segurança Alimentar Futura dos Emirados, Mariam Almheiri (esq. na foto acima), é uma parceira natural dada sua experiência nestas áreas. Ela destacou que a segurança alimentar é uma preocupação central do governo dos Emirados.
O CEO da Masdar, Mohamed Jameel Al Ramahi (dir. na foto acima), acrescentou que a Masdar City, cidade sustentável modelo em Abu Dhabi, já é um campo de provas bem-sucedido de pesquisas em produção sustentável de alimentos. As experiências incluem produção agrícola na vertical e produção doméstica.
O acordo assinado entre as duas instituições prevê o desenvolvimento de inciativas ligadas justamente a estas duas experiências: o projeto piloto de uma “fazenda” vertical com o uso de contêineres e a produção doméstica “inteligente”. Esta última integra um projeto da Masdar chamado Eco-Villa, que pretende ser um modelo de residência acessível e altamente eficiente no uso de água e energia.