São Paulo – Isenção de alguns impostos, oportunidades de investir ou viver em cidades seguras com elevada infraestrutura urbana e em um país com localização geográfica privilegiada: esses são alguns dos atrativos apresentados por empresários dos Emirados na Mostra Imobiliária Emirados Árabes Unidos 2024 IPS Congress, que é realizada nesta segunda-feira (29) e na terça-feira (30) em São Paulo. O evento é uma oportunidade para empresas e investidores particulares conhecerem e executarem investimentos em cidades que são polos globais financeiros e turísticos como Dubai e Abu Dhabi (na imagem acima, maquete em demonstração na mostra).
O embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, afirmou na abertura do encontro que Brasil e Emirados têm uma longa e consolidada relação diplomática e comercial que deve agora alcançar novos patamares. “É momento de avançar nesta parceria para outros segmentos da economia e promoção de investimentos em setores como imobiliário”, disse, lembrando que o país árabe tem investido em diversos setores e olha para o Brasil como forma de atrair investimentos e pessoas.
O evento é organizado pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, Consulado Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo e International Property Show (IPS) e conta com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Emirates Airline, DP World, Nakheel, AlShamsi Travels, Edge Group, First Abu Dhabi Bank, dnata, Mubadala Capital, AIM Congress e Dubai Chamber International.
Presidente da AIM Global Foundation, Dawood Al Shezawi, apresentou no encontro dados da economia dos Emirados, como a expansão de 53,4% em transações residenciais em 2023 sobre 2022 e o aumento de 24% nas locações em maio de 2023 sobre o mesmo período do ano anterior. Além disso, ele comentou que há investimentos sendo feitos em diversos projetos no país, além daqueles nas conhecidas cidades de Abu Dhabi, a capital emirati, e Dubai.
Uma das iniciativas é no emirado de Ras al-Khaimah (os Emirados Árabes Unidos são formados por Dubai, Abu Dhabi, Ras al-Khaimah, Ajman, Sharjah, Umm Al Quain e Fujairah). Outros setores da economia, comentou Al Shezawi, também recebem investimentos dos setores governamental e privado, como mobilidade e sistemas de saúde. Algumas das maiores construtoras dos Emirados, como Damac e Nakheel, estão presentes na mostra. Seus executivos apresentaram alguns dos principais projetos das companhias, que também trouxeram maquetes para seus estandes.
O gerente de vendas da Nakheel, Akram Jazem, revelou novos projetos de ilhas artificiais na costa dos Emirados, a exemplo da Palm Jumeirah, que simula o desenho de uma palmeira no mar. Uma delas, a Palm Jebel Ali, vai ultrapassar as 35 mil residências e mais e 80 resorts e hotéis em 90 quilômetros de faixa de areia. Já o gerente de vendas da Damac, Tareq Ibrahim, afirmou que a empresa pode apoiar os clientes em seus investimentos e processos burocráticos, lembrando que é possível comprar um imóvel na região central de Dubai, onde está o Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo, por a partir de US$ 350 mil. “A maior quantidade de compradores é de norte-americanos e chineses, mas queremos que os brasileiros vejam que investir em Dubai não é sonho. É realidade”, afirmou.
Diretor geral da imobiliária Arosa Real Estate, David Moya afirmou que a empresa oferta imóveis dos principais incorporadores locais e oferece ao investidor o suporte para que, de fato, investimento seja convertido em imóveis e retornos financeiros.
Os participantes do encontro citaram ainda outros benefícios a quem investir no setor imobiliário local, como Golden Visa (visto de autorização de residência) para investidores com aportes a partir de US$ 800 mil no país. A mostra continua nesta terça-feira (30), entre 10h e 18h.
Serviço
Mostra Imobiliária Emirados Árabes Unidos 2024 IPS Congress
29 e 30 de janeiro, a partir das 10h
Hotel Tivoli Mofarrej, Alameda Santos, 1.437, São Paulo-SP
Mais informações: info@ipscongress.com