Abu Dhabi – A Agência Ambiental de Abu Dhabi (EAD) anunciou a conclusão com sucesso da primeira expedição marítima para pesquisa atmosférica no Mar do Golfo, segundo notícia publicada na agência de notícias oficial dos Emirados Árabes Unidos, a Emirates News Agency (WAM) nesta terça-feira (26). A expedição foi feita em um navio de última geração voltado para a pesquisa marinha, o Jaywun (foto acima).
Na viagem, em que o foco principal foi medir a qualidade do ar, foi realizado um exame abrangente do transporte e da transformação de hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio. A campanha teve por objetivo avaliar como a poluição do Mar do Golfo é transportada para outras regiões e o seu impacto na camada de ozônio dos Emirados Árabes.
A expedição foi feita em colaboração entre a Agência Ambiental de Abu Dhabi, o Centro de Investigação do Clima e da Atmosfera (CARE-C) do Instituto Chipre, do Chipre, e o Instituto Max Planck de Química, da Alemanha. Há envolvimento e ajuda de outras instituições de ensino e pesquisa da Alemanha, França e Arábia Saudita.
O diretor-executivo do Setor de Qualidade Ambiental da Agência Ambiental de Abu Dhabi, Faisal Al Hammadi, disse que os resultados da pesquisa estarão disponíveis em 2024 e irão melhorar a compreensão sobre a formação da camada de ozônio na região e melhorar os modelos atmosféricos. Os dados serão usados em combinação com uma rede de monitoração atmosférica e da qualidade do ar de Abu Dhabi.
“Ao desvendar a dinâmica da formação do ozônio e as suas ligações às fontes regionais em uma área pouco estudada, os tomadores de decisões políticas terão uma base melhor para implementar medidas eficazes para controlar e regular as emissões, abordando assim as preocupações relacionadas ao ozônio”, disse ele. A pesquisa deve servir também para a implementação de medidas no emirado de Abu Dhabi.


