São Paulo – A primeira escola de falcoaria árabe tradicional do mundo foi inaugurada na terça-feira (20) na cidade de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos. A Escola de Falcoaria e Fisionomia do Deserto Mohammed bin Zayed vai ensinar as tradições, regras e ética da criação e treinamento de falcões. As informações são da Emirates News Agency (WAM).
O nome da escola é uma homenagem ao príncipe-herdeiro de Abu Dhabi e vice-comandante supremo das forças armadas dos Emirados. A ideia, segundo a WAM, é passar às novas gerações uma prática que tem raízes profundas na história do país e da Península Arábica em geral.
O projeto foi lançado em 2014 e tem por objetivo divulgar o valor da falcoaria como arte e patrimônio cultural, disse Hamdam bin Zayed Al Nahyan, representante do emir de Abu Dhabi na Região Oeste do emirado e presidente do Clube de Falcoeiros dos Emirados. Al Ain fica no interior de Abu Dhabi.
De acordo com o diretor-executivo do Clube de Falcoeiros, Majed Ali Al Mansouri, serão oferecidas aulas teóricas e treinamento prático no deserto. Ele acrescentou que a abertura da escola e a chegada dos primeiros alunos “é um evento histórico” e motivo de orgulho para o país.


