Emirates News Agency*
Abu Dhabi – A companhia nacional de petróleo dos Emirados Árabes Unidos, a Emirates National Oil Company (ENOC), com sede no emirado de Dubai, tornou-se co-patrocinadora e investidora do primeiro "private equity fund" da região do Golfo Arábico, que será voltado para o setor de energia dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), união aduaneira que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados.
No Brasil os "private equity funds" são chamados de "fundos de capital fechado", ou então de "fundos de capital de risco", são criados por um ou mais investidores e, embora possam ser administrados por bancos, não são abertos para qualquer interessado, como é o caso dos fundos mútuos oferecidos pelas instituições financeiras. Geralmente o capital aplicado nestas carteiras não é especulativo, mas voltados para investimentos em negócios.
No caso dos Emirados, o GCC Energy Fund L.P., que tem capital de US$ 300 milhões, mantido também pelos bancos Gulf International Bank e Standard Bank, fará investimentos em empresas e projetos em diversas atividades do setor energético. A administração do fundo, que foi lançado na semana passada, já identificou uma série de oportunidades na região, com potencial de investimentos acima de US$ 350 milhões.
"A forte indústria de energia da região, o papel cada vez mais importante do setor privado nos principais projetos de investimentos e o mercado de capitais do GCC em constante desenvolvimento, foram os principais fatores que influenciaram a decisão da empresa em participar desse fundo estratégico", disse Hussain Sultan, presidente da ENOC.
O Fundo é gerenciado pela empresa GCC Energy Fund Managers Limited, uma das primeiras companhias a ser incorporada e licenciada pelo Centro Financeiro Internacional de Dubai (DIFC, na sigla em inglês). A empresa gestora do fundo é responsável pelo levantamento de capital, apresentação de novas transações, seleção de investimentos, estruturação e monitoramento de negócios e o desenvolvimento e execução de estratégias de saída apropriadas para cada investimento.
"Investidores no mundo inteiro procuram fundos que tragam retornos consistentes e o GCC Energy Fund tem como objetivo tornar-se um componente essencial para o crescimento contínuo da indústria de energia, da qual a ENOC é um dos principais participantes", disse Sultan. "Com suas 30 subsidiárias nos diversos segmentos da área de energia, o Grupo ENOC é o parceiro ideal para o fundo, já que pretende se posicionar como potencial parceiro para investidores locais e internacionais que desejam participar em um dos principais pilares da economia regional", acrescentou.
*Tradução de Silvia Lindsey com informações da redação da ANBA

