São Paulo – A estatal Mubadala Development Company, de Abu Dhabi, e o fundo soberano Investment Corporation of Dubai anunciaram nesta segunda-feira (03) a criação da Emirates Global Aluminium, companhia avaliada US$ 15 bilhões e que deverá se tornar a quinta maior indústria produtora de alumínio no mundo, com início das operações previsto para o primeiro semestre de 2014. As informações são da Emirates News Agency (WAM). Na prática, os dois emirados promovem uma fusão de seus negócios na área, que já são grandes.
A nova indústria será uma joint-venture integrada pela Dubai Aluminium (Dubal) e pela Emirates Aluminium (Emal). Cada uma das sócias terá 50% do negócio. Segundo a WAM, a companhia se forma seguindo uma parceria bem sucedida iniciada em 2006 com a formação da Emal, que é uma joint-venture entre a Mubadala e a Dubal.
De acordo com a WAM, a Emirates Global Aluminium irá expandir sua cadeia de valor, realizando desde a fundição do alumínio até o refino de alumina e a mineração de bauxita pelo mundo. A nova empresa, diz a agência, também deverá criar empregos indiretos.
“A criação de um novo campeão industrial global baseado nos Emirados Árabes Unidos é um passo importante para a realização de nossa visão para uma economia diversificada e sustentável”, destacou Khaldoon Khalifa Al Mubarak, CEO da Mubadala e presidente da Emal.
“A Emirates Global Aluminium vai acelerar a criação de empregos com dois mil postos de trabalho diretos até 2020, se somando aos mais de 6,2 mil empregos diretos já existentes. Também estimamos, conservadoramente, que mais seis mil empregos indiretos serão gerados, em um total de mais de 33 mil pessoas trabalhando para o setor de alumínio nos Emirados ao final desta década”, afirmou Mohammed Al Shaibani, CEO da Investment Corporation of Dubai, que controla a Dubal.
A cerimônia da assinatura da criação da empresa teve a participação de Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos Emirados e governante de Dubai, e de Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi.


