São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos criaram uma nova categoria de automobilismo, a Fórmula Gulf 1000, segundo informações do jornal Emirates Business 24/7, de Dubai. A categoria servirá para que jovens de 16 aos 25 anos ingressem nas disputas de monopostos. A meta é levar um piloto dos Emirados a Formula 1 no futuro.
A série será administrada pela GulfSport Racing, de Dubai, empresa com experiência em automobilismo na região e na Europa. A categoria terá padrão similar ao da Formula Renault e da Formula BMW, disputadas em outros países, e servirá como um passo adiante para pilotos de kart.
Os carros da FG1000 usarão pneus lisos, aerofólios, terão motor de um litro e 150 cavalos. Todos serão idênticos e mantidos pela GulfSport, evitando com que pilotos em melhores condições financeiras levem vantagem. Ao custo anual de aproximadamente US$ 85 mil, a categoria também será mais barata do que competições similares em outros países.
Além de correr, os participantes da FG1000 terão consultoria de especialistas em automobilismo, farão treinamento físico e terão acompanhamento nutricional. Também será fornecido treinamento em relações com a mídia, para satisfazer patrocinadores.
A primeira temporada da FG1000 terá início em outubro e incluirá 16 corridas no Dubai Autodrome e no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. O campeão da temporada ganhará patrocínio para participar na Formula Renault inglesa, categoria da qual saíram campeões mundiais de Fórmula 1 como Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton.
*Tradução de Mark Ament

