Da redação
São Paulo – O Conselho de Ministros dos Emirados Árabes Unidos aprovou hoje (24) um memorando sobre o desenvolvimento de um projeto nuclear para fins pacíficos. O documento prevê a fundação de um instituto de desenvolvimento da energia atômica com capital inicial de US$ 100 milhões. As informações foram publicadas hoje no site da TV Aljazeera na internet.
De acordo com o memorando, os Emirados vão constituir uma Agência de Energia Atômica, seguindo as recomendações da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e vão assinar as convenções internacionais sobre segurança e proteção. O país pedirá ajuda de outros governos, da própria AIEA e de outros órgãos internacionais.
Ainda segundo o site da Aljazeera, será formada uma comissão consultiva composta por especialistas internacionais de reconhecida experiência no setor. O documento afirma o compromisso dos Emirados com a total transparência do funcionamento das centrais nucleares, com o alcance dos mais elevados padrões de não proliferação e de segurança e proteção.

