São Paulo – As exportações de carne de frango para a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos cresceram em dezembro do ano passado em relação ao mesmo mês de 2022. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (08) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as remessas para os Emirados Árabes, o terceiro maior importador de carne de frango do Brasil, cresceram 27% e chegaram a 44,3 mil toneladas. A Arábia Saudita, quarto principal cliente, importou 39,5 mil toneladas, com expansão de 56,3% sobre dezembro de 2022. Maior mercado, o Japão importou 55,9 mil toneladas (alta de 53,9%), e a China, segundo principal destino, importou 50,3 mil toneladas, em alta de 8,5% (na foto acima, armazenagem de carne de frango em frigorífico).
Os dados divulgados pela ABPA mostram também que em 2023, as exportações de carne de frango cresceram 6,6% em volume sobre 2022, para um total de 5,14 milhões de toneladas. Em receita, o crescimento foi de 0,4%, para US$ 9,8 bilhões.
A ABPA já havia previsto um crescimento nos volumes e valores obtidos com as exportações, e, no comunicado desta segunda-feira, afirmou que “o bom desempenho do ano” foi consolidado com o resultado de dezembro, mês que teve o segundo maior volume embarcado, atrás apenas de março do ano passado. Em dezembro, foram enviadas ao exterior 467,2 mil toneladas de carne de frango, volume 20,9% maior do que em dezembro de 2022. Em março, 514,6 mil toneladas foram exportadas. As receitas das exportações de dezembro atingiram US$ 818,9 milhões, em alta de 4,3% sobre dezembro de 2022.
“Apesar dos desafios do ano, incluindo um cenário com variações acentuadas de mercados e de custos de produção, o resultado é altamente positivo e confirma as projeções traçadas pela ABPA para o ano, ao mesmo tempo em que indica a tendência de exportações que deveremos observar ao longo de 2024. Pela primeira vez, superamos a marca de 5 milhões de toneladas exportadas”, afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin, na nota da instituição.