São Paulo – A companhia Masdar, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e a Gulf Petrochemical Industries Co (GPIC), do Bahrein, assinaram um acordo para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa no Bahrein. A informação foi divulgada pela Masdar ontem (22) e publicada pelo site árabe de notícias Emirates Business 24/7.
O objetivo é capturar o dióxido de carbono contido nos gases de combustão emitidos por indústrias e usá-lo para produzir uréia e metanol na fábrica de fertilizantes da GPIC. O projeto deverá reduzir as emissões de dióxido de carbono em 100 mil toneladas ao ano até 2010, informou a Masdar.
A companhia pretende registrar o projeto junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para obter certificados de redução nas emissões de dióxido de carbono, bem como vender créditos ambientais.
O Protocolo de Kyoto prevê que países em desenvolvimento podem vender reduções nas emissões de carbono para ajudar os países ricos a compensar sua contribuição para as mudanças climáticas.
Tradução de Gabriel Pomerancblum

