São Paulo – O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações brasileiras de calçados, elegeu mercados que serão o seu foco de trabalho no biênio 2026/2027 e dois países árabes estão entre eles. Emirados foram escolhidos como um dos mercados prioritários e a Arábia Saudita é um dos secundários. Isso significa que o programa fará ações para fomentar a presença do calçado nacional nestes países.
O Brazilian Footwear é levado adiante pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de vários tipos de atividades, entre elas de promoção comercial. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo programa.
Os mercados que serão foco do programa foram definidos em reunião virtual entre representantes da Abicalçados, ApexBrasil e empresas de calçados, após uma pré-seleção com base em dados quantitativos e qualitativos. Além dos Emirados, foram escolhidos como mercados prioritários Estados Unidos, Colômbia, Chile, Reino Unido e Japão. Entre os secundários, além de Arábia Saudita, foi selecionada a África do Sul.
“Mercados da América Latina, por suas similaridades culturais e proximidade geográfica, tendem a ser mais acessíveis para empresas iniciantes. Já mercados mais sofisticados, como da Europa e Oriente Médio, são mais desafiadores e indicados para empresas mais estruturadas no processo de internacionalização”, disse a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, em material divulgado.
Segundo a gestora do Brazilian Footwear na ApexBrasil, Clara Santos, o objetivo do projeto é manter e ampliar a presença nos mercados cativos e desbravar novos países potenciais, principalmente na Ásia e na África. “A escolha busca pulverizar ao máximo as exportações de calçados, para que a internacionalização não fique restrita a poucos mercados e, com isso, fique mais suscetível às instabilidades econômicas.”
Momento desafiador
De acordo com informações divulgadas pela Abicalçados, a escolha dos mercados-alvo acontece em meio a um momento desafiador para as exportações de calçados, com mudanças profundas na dinâmica do comércio internacional a partir da guerra comercial instalada entre Estados Unidos e China. Mesmo em meio às incertezas, entre janeiro e março, foram exportados, pelo Brasil, mais de 31,5 milhões de pares, 14% mais do que no mesmo período de 2024, de acordo com a associação.
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