São Paulo – O Ministério da Energia e da Indústria dos Emirados Árabes Unidos está colaborando com parceiros estratégicos do setor de produtos médicos na elaboração de um plano para melhorar a inovação, a produtividade e a competitividade do segmento no país. A notícia foi publicada nesta terça-feira (05) na Emirates News Agency (WAM).
Segundo o ministro da Energia e Indústria dos Emirados, Suhail bin Mohammed Al Mazrouei, o objetivo é extrair um aprendizado da atual crise para fortalecer o setor de saúde do país, desenvolver a capacidade produtiva local e investir recursos para que o setor esteja melhor preparado para situações parecidas que possam ocorrer no futuro.
O desenvolvimento do plano foi determinado pelo primeiro-ministro dos Emirados e governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Ele deve ser desenvolvido em cooperação também com o Ministério da Saúde e Prevenção. O plano vai identificar necessidades de equipamentos e suprimentos médicos para aprimorar as capacidades nas áreas em que é preciso e garantir maior nível de autossuficiência em crise futuras.
“Estamos seguros de que nossas fábricas de produtos médicos serão capazes de cobrir grande parte das necessidades dos Emirados Árabes Unidos. O estudo providenciará as informações que precisamos para fazer os investimentos necessários e aumentar o potencial dessas fábricas e a capacidade nacional”, disse Mazrouei. Segundo ele, as indústrias do setor do país operam dentro dos padrões internacionais e exportam para vários países.
O plano terá várias fases, nas quais serão identificados produtos prioritários para o setor de saúde, avaliadas as necessidades do segmento dentro das prioridades, examinada qual é a capacidade local para atender essas demandas e possíveis lacunas. Após estudo dos dados levantados, será escolhido um primeiro pacote de produtos para criação de força tarefa na área, mostrando oportunidades de investimentos, criando um plano executivo e estabelecendo parcerias e políticas para apoiar as indústrias nacionais.
De acordo com a WAM, o plano está alinhado com os objetivos dos Emirados Árabes Unidos de serem líderes na elaboração de uma estratégia pós-covid-19. Isso inclui a criação de planos de ação em várias frentes e estabelecimento de metas imediatas e futuras para enfrentar os desafios gerados pela pandemia e para lidar com outros desafios ambientais e epidemiológicos que possam surgir no futuro. O primeiro passo é avaliar as deficiências em setores que enfrentaram dificuldades para enfrentar a atual crise.