São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos vão enviar o seu primeiro astronauta ao espaço em abril do ano que vem, de acordo com notícias divulgadas nesta quarta-feira (20) em sites de notícias locais. O governo do país árabe assinou um acordo com a agência espacial russa Roscosmos para que o foguete Soyuz leve no voo MS-12 um emirati até a Estação Espacial Internacional (EEI).
Segundo informações divulgadas pelo Centro Espacial Mohammed bin Rashid (foto acima, durante visita de autoridades), a missão será de dez dias e o foguete levará um comandante russo e um engenheiro de voo norte-americano. A identidade do astronauta ainda será relevada e o treinamento começa em julho.
O primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que é também governante de Dubai, chamou o acordo de histórico, segundo o site The National. “Nossa visão para desenvolver o setor espacial nacional, que começou há 12 anos, está começando a dar frutos”, escreveu ele no Twitter.
O acordo foi firmado nesta quarta-feira paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Exploração e Uso Pacífico do Espaço Exterior (Unispace), em Viena, na Áustria.
No ano passado, os Emirados anunciaram um programa para a criação de um corpo local de astronautas. Mais de quatro mil pessoas se inscreveram e uma lista de finalistas, com 95 pessoas, foi divulgada no começo deste mês. O anúncio informava que quatro deles seriam treinados para missão espacial.
Os Emirados também tiveram outras iniciativas na área espacial, como a construção do primeiro satélite por engenheiros do país, o KhalifaSat, que deve ir para a órbita ainda neste ano. Há planos também do envio de uma missão dos Emirados para Marte em 2021, no 50º aniversário dos Emirados.