São Paulo – O setor de turismo dos Emirados Árabes Unidos deve crescer 6,5% ao ano até 2021, de acordo com previsão do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês). O dado foi divulgado na última semana, em estudo produzido pela Câmara de Dubai. Uma das regiões que poderá colaborar com isso é a América Latina.
O estudo mostra que no ano passado 74,7% dos gastos com turismo nos Emirados foram com atividades de lazer, enquanto 25,3% foram relacionados a negócios. Ele aponta ainda que o setor deverá ter aumento anual de 4,1% no nível de emprego até 2021.
"Espera-se que os desembarques de importantes mercados tradicionais, incluindo Oriente Médio, Europa e a região da Ásia-Pacífico, mostrem um forte crescimento em 2012. No entanto, também é significativo que os desembarques de novos mercados, como América Latina e África, que atualmente contribuem com uma porção pequena para o número total do desembarque de turistas, experimentem crescimento robusto”, aponta o estudo.
A previsão é que em 2012 os desembarques da América Latina cresçam 9,44%, da África 8,09%, Ásia-Pacífico 10,02%, Europa 7,83%, e Oriente Médio 7,13%. Em 2010, os Emirados receberam nove milhões de turistas. "O crescimento do número de turistas de economias emergentes, como os da região da Ásia-Pacífico, América Latina e África, também é importante da perspectiva dos gastos de consumo, já que se espera que a riqueza dos moradores destas regiões tenha crescimento significativo", afirma o estudo.
O relatório mostra ainda outros números do setor. Enquanto em 2010 o número de noites dormidas em hotéis nos Emirados foi de 27,497 mil, em 2011 a quantidade estimada (os números ainda não foram fechados) é de 30,167 mil, devendo subir para 32,317 mil noites em 2012.
Entre os principais desafios ao setor de turismo nos Emirados o estudo aponta a competição com outros destinos; necessidade de oferecer uma variedade de atividades turísticas que atraiam visitantes de diferentes idades e níveis culturais; colaboração dentro do setor e desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo para o turismo no país.
"Outro importante desafio é o período curto de estadia dos visitantes estrangeiros. Encorajar estes visitantes a ficar por mais tempo, gastando mais dinheiro nos Emirados, é importante para o desenvolvimento do setor turístico", ressalta o estudo.

