Da redação*
São Paulo – De acordo com estatísticas do Centro Pan-Árabe de Pesquisas, o gasto com publicidade nos Emirados Árabes Unidos cresceu de US$ 869 milhões em 2005 para US$ 1,3 bilhão no ano passado. O valor é o mais alto do Oriente Médio. As informações foram publicadas no site do jornal árabe Gulf News.
"O crescimento foi muito forte, mas os Emirados ainda são um mercado pequeno. Os Estados Unidos, maior mercado publicitário do mundo, têm 250 milhões de consumidores, ao passo que nós temos 4,4 milhões", disse o CEO da empresa de mídia Concept, Pierre Pereira.
"A Arábia Saudita, país vizinho aos Emirados, tem uma população cinco vezes maior e gasta quase o mesmo em publicidade", afirmou Pereira.
"O público-alvo da publicidade nos Emirados não é apenas a população local. A maior parte de nossas campanhas é direcionada ao grande número de turistas que visitam o país", disse Satish Mayya, CEO da companhia Bates PanGulf Media.
De acordo com previsões de analistas, os gastos com publicidade no país árabe devem chegar a US$ 2,4 bilhão em 2009. As empresas que mais anunciam nos Emirados são marcas populares nos setores de imóveis, telecomunicações, linhas aéreas, alimentos e jóias.
Do total investido em publicidade nos Emirados em 2007, os jornais impressos (em árabe e inglês) ficaram com cerca de 64%, a televisão com 16%, revistas com 13%, rádio, com 2%, outdoors, 5%, e 1% com anúncios em cinemas.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

